O melhor da lista de discussão "Alta Perfomance" desde 1998

Por que alguns carros de marcas francesas não vendem tão bem no Brasil?

A revista Auto Esporte apresenta no seu site a seguinte enquente:
Por que alguns carros de marcas francesas não vendem tão bem no Brasil?

Muita gente ainda acha que todos são importados

Há concorrentes de melhor qualidade

Design é pouco atraente

Custo de pós-venda costuma ser mais elevado

Passam ideia de fragilidade

Eu diria que a resposta mais apropriada não está nessa lista.

Os “Franceses” não vendem porque nunca quiseram entender o Brasil, a motivação dos compradores. Achavam que qualquer produto encalhado em outros mercados viraria block buster neste pais de “3o. mundo”. Os números comprovem que nada entenderam e que o Marketing fracassou.
A “minha” resposta seria “Marketing completamente inadequado”.

A Renault lançou um carro de mulher com o Clio… Se não bastasse ainda veio com outro ainda “pior” (em termos de imagem pelo menos) que foi o Scenic.
As mini-van eram campeãs de venda na Europa. Chegaram à genial conclusão que no Brasil também seria igual. Todos os Franceses e até os alemães da Mercedes apostaram no segmento errado. O segmento micado das Mini-Van.

A Renault desesperada bem que tentou criar uma imagem muito mais esportiva patrocinando a Copa Clio, Formula Renault alem de capitalizar na forte presença na Formula 1.
E a Renault já teve algum esportivo no Brasil ?

Alô pessoal do marketing !!!! Querem ter uma marca com imagem esportiva oferecendo apenas produtos para buscar crianças na escola. Alo ??? Não tem algo errado nisso ?
E é claro quando lançaram o Megane nacional que tinha tudo para dar certo, nenhum executivo queria chegar numa reunião de carro para mulher buscar criança na escola…. Básico.

Bem que a Renault tentou esboçar uma reação. Lançou o Clio Dynamique. O “Carro de buscar criança na escola” cheio de adesivos esportivos. É pedir para se lascar….
A Peugeot fez a mesma burrada… Entrou no campeonato de Rali !!! Com carro de mulher ir à faculdade…. Lançou um adesivo “Rali” para seu carro de mulher ir à faculdade….. E olha que tinha tudo para dar certo. Os 306 dos anos 90 tinham fama de ser rápidos e seguros. O S16 valorizado até hoje que não me deixa mentir…. Mas Peugeot nunca teve um carro esportivo muito menos um modelo de imagem no mercado nacional.

A Citroen não quis ficar de fora ! Cometeu as mesmas burrices. Nos anos 90 a Citroen tinha conquistado uma imagem de marca “Premium”. Não era lá uma Audi ou BMW, mas os produtos tinham status. Xsara era o carro da modinha dos profissionais bem sucedidos.
Aproveitaram a fase para lançar Picasso !!! Carro de fazer supermercado !! Que ninguém sabia se ia ou vinha como dizia a chacota popular…. Tudo menos um carro de imagem….

Porem veio o C3 !!! Carro de patricinha ir para a academia ! Tudo isso baseado em campanhas de comunicação “metrossexual”. “Fofo, os Citroën são um luxo”… No mínimo carros “frescos” em um mercado em que até o público feminino prefere modelos “masculinos”, que transmitem segurança e robustez, não parecia a melhor aposta… Carro fashion ? Não obrigado….

Os carros franceses são ótimos. São bonitos, robustos e oferecem muita qualidade só para retomar os tópicos da enquete.
A gravíssima falha foi não querer entender o publico brasileiro. Achar que no Brasil as motivações de compras são as mesmas da Europa, e se não fosse deveriam passar a ser. Para completar, a escolha e gestão da rede foi um desastre. O pré venda é quase tão ruim quanto o pós venda. Vendedores arrogantes e despreparados (isso tem em todas as marcas). Manutenção cara e falta de peças de reposição são crimes capitais, embora comuns também em todas as marcas.
No final os gestores dessas marcas escolheram os modelos errados, nos segmentos errados com as estratégias erradas. Tinha como dar certo ?

<<<<<<<<<< http://www.classic-driver.com.br >>>>>>>>>>

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s