O melhor da lista de discussão "Alta Perfomance" desde 1998

Mini

 

Acho que o mundo inteiro concorda que um dos melhores “success cases” de releitura de modelo ícone é o caso da BMW com o Mini.

Sinceramente, ninguém poderia prever tamanho sucesso, nem mesmo a BMW.

Eu como muita gente acho o carrinho interessantíssimo, muito bem projetado e produzido. Sucesso de A a Z !

cooperold_blu.jpg

Agora tem algum aspectos desse sucesso todo que me deixam perplexo. Tanto num plano “brasileiro” quanto internacional…..

O primeiro fato de todos é a base mecânica. Poucos dos compradores endinheirados imaginam que o motor do carro de “luxo” é igual ao de um Peugeot 207… Eu alias desconheço o fato da BMW não ter usado os excelentes 4 cilindros que a BMW produz e entrega nas séries 1, 3 e Z4….. Porque um motor Peugeot ?

Depois, duvido também que a maioria das pessoas se lembram da origem do Mini, um carro muito inovador nos anos 60… Muito bem planejado mas sem o menor requinte ou traço de esportividade…. Um carro minimalista desenhado com objetivos de ser muito econômico e ocupar o mínimo espaço possível. foi um dos primeiros carros que dirigi com uns 11 anos… hehehehe…..

austin-mini-origin.jpg

As rodas (de 12″…) foram jogadas para os 4 cantos para liberar o máximo de espaço para a cabine. Motor transversal e tração dianteira com o mesmo objetivo de ocupar o menor espaço possível.

Até a suspensão era reduzida ao mínimo num conceito chamado “Hydragas” onde o amortecedor pressurizado também fazia oficio de mola… No final era um tijolo….

Todas essas características muito “praticas” desenhadas para um carro essencialmente urbano evidenciaram outras…. Distancia entre eixo grande, peso baixo, centro de gravidade muito baixo deixaram o Mini extremamente ágil e seguro na pista. O motor de 750cm2 não permitia grandes proezas, mas incentivou seu fabricante a buscar melhorias permanentes.

Morris_Mini-Minor_1959.jpg

O pequeno urbano recebeu motores maiores de 850cm2 ao emblemático 1300 do Cooper S…….. Não era nenhum superesportivos mais o baixo peso, maneabilidade e alguns 80cv fizeram dele um vencedor de ralis em sua época…..Chegou a ganhar 3 edições do prestigioso rali de Montecarlo disputado essencialmente na neve onde o baixo peso fazia milagres….. Ainda assim nunca foi um carro de luxo ou nem mesmo um “esportivo” reconhecido.

1966 Austin MINI Cooper S Image

A BMW conseguiu criar toda uma aura em volta do popularzinho e rudimentar carrinho que teve diversos “sobrenome” como Austin, Leyland, Rover entre os que me lembro agora…… O verdadeiro novo Mini foi o Mini Metro nos anos 80… usava a mesma mecânica mas com traços renovado. Foi um fiasco…… Foi produzido também em diversos pais sob diversas configurações……

A mais famosa foi o Mini Moke ícone dos anos 70 nas praias do mediterrâneo…. e produzido até os 90´s no Portugal….

Austin_Mini_Moke_1967.JPG

A mais simpática talvez foi a versão turbo do Innocenti produzido na Itália……….

Innocenti+Turbo+DeTomaso+mini-5.jpg

Mas também serviu de base para diversas réplicas cujas os britânicos são tão apreciadores……

No final só podemos comemorar que a BMW pegou uma fabrica falida, com um modelo completamente desatualizado e com vendas ridiculamente baixa nos últimos 10 anos de sobrevivência e transformou num block buster desejado no mundo inteiro, não apenas por ser um ícone de moda, mas porque é reconhecidamente um carro muito completo, divertido e seguro. Isso é BMW……

Fabrice.

austin-mini-cooper-s-rally-1964-02-copy.jpg

Austin-Mini-Cooper-S-of-Roger-Godfrey-4th-overall.jpg

GFM169H_-_185.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s